CERTIFICAÇÃO DIGITAL

 

A ACIP possui parceria com a Confia Certificação Digital, empresa habilitada para comercialização de certificado digital para pessoas jurídicas e físicas, com sede na cidade de Sorocaba. A parceria possibilita a aquisição e validação de Certificados Digitais diretamente na sede da ACIP com rapidez, conforto, segurança e sem filas.

 

O que é um Certificado Digital?

O Certificado Digital é um documento eletrônico, assinado digitalmente por uma terceira parte confiável, que identifica uma pessoa, seja ela física ou jurídica, associando-a a uma chave pública. Um certificado digital contém os dados de seu titular como nome, data de nascimento, chave pública, nome e assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu, podendo ainda conter dados complementares como CPF, título de eleitor, RG, etc.

 

Tipos de Certificados:

 

E – CNPJ | Comprar

O e-CNPJ é um certificado digital para pessoa jurídica, que garante a autenticidade e a integridade na comunicação entre as empresas e a Receita Federal pelo meio eletrônico. O certificado é usado para:

  • Assinar documentos eletrônicos em nome da empresa possuidora do e-CNPJ, atribuindo validade jurídica aos mesmos;
  • Acesso a Conectividade Social, para enviar arquivos SEFIP,GRRF.
  • Acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal - e-CAC - para utilizar os Serviços de Tributos Internos e de Comércio Exterior.

 

E – CPF | Comprar

E-CPF é um certificado digital para pessoa física que lhe dá acesso a todos os serviços oferecidos pelo Governo Federal no meio eletrônico, como por exemplo, o SISCOMEX e o Super Simples. Com o uso deste documento eletrônico você poderá executar estas operações com garantia de privacidade e inviolabilidade no conforto de sua casa.

Com o e-CPF é possível obter cópia de declarações e/ou pagamentos, realizar retificação de pagamentos, negociar parcelamento, pesquisar sua situação fiscal e realizar transações relativas ao Sistema Integrado de Comércio Exterior.

 

NF – e | Comprar

A NF-e tem validade fiscal e jurídica garantida pela assinatura do emitente realizada com o uso de um certificado digital no padrão ICP-Brasil. É o certificado, portanto, que garante à Nota Fiscal Eletrônica a certeza de integridade e autoria.

Para manter a segurança e a garantia de identidade digital da sua empresa e ao mesmo tempo permitir que a tecnologia de certificação seja utilizada na sua forma mais ampla - automatizando processos com segurança - a Certisign criou o produto Certificado Digital NF-e.

Para emitir uma nota fiscal eletrônica, o emissor deve dispor de um certificado digital, emitido sob a ICP-Brasil, que contenha o seu respectivo CNPJ.

Este tipo de certificado digital foi criado especialmente para emitir as notas fiscais eletrônicas (garantindo a conformidade estabelecida pela ICP-Brasil, Receita Federal e Secretarias Fazendárias dos Estados) e atribuir ao funcionário responsável de sua organização a alçada necessária e restrita para emissão e gerenciamento das notas fiscais eletrônicas.

Uma característica importante deste certificado é que é permitido à empresa possuir mais de um certificado NF-e, porque o responsável pelo certificado digital, diferente do que ocorre com um e-CNPJ, pode ser qualquer funcionário da organização. Dessa forma, se um dos funcionários estiver ausente, a empresa não deixa de assinar as solicitações para emissão de nota fiscal eletrônica.

 

Outras informações sobre Certificados Digitais podem ser obtidas pelo tel.: (15) 3344-9771