NOSSA HISTÓRIA

 

Na década de 70, sentindo a necessidade de uma proteção maior para o comércio da cidade, principalmente nas vendas a prazo, Walter Gomes e mais um pequeno grupo de comerciantes, com muitas dificuldades, conseguiram implantar o Serviço de Proteção ao Crédito – SPC, que inicialmente funcionava dentro da loja do senhor Walter, a Ultragomes, com atendimento prestado por funcionários da loja.

Com muita persistência foi conseguindo convencer outros comerciantes sobre a importância da associação. Walter foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Piedade - ACIP durante muito tempo, até que a entidade estivesse “andando” sozinha e conseguisse convencer outro visionário a dar continuidade a sua obra, mas sempre se manteve próximo, até mesmo como conselheiro.

Oficialmente a ACIP começou suas atividades em 1980, mas podemos considerar que a fundação da entidade ocorreu em 1974 com Walter Gomes, que foi o primeiro presidente e permaneceu à frente da associação até 1980. Em outubro daquele ano, uma reunião no Clube Literário Recreativo fez com que a Associação se firmasse oficialmente no município.

Nessa reunião compareceram cerca de 40 empresários e todos poderiam concorrer ao cargo de presidente, já que não haviam chapas. No fim houve um empate entre Byron Freire Junior e Wilson Gomes, que abriu mão para que Byron se tornasse o presidente. Walter Gomes permaneceu na diretoria com o cargo de 1º tesoureiro. O restante da diretoria foi composta da seguinte forma: vice-presidente, Wilson Ruy Gomes; 2º tesoureiro, Bernardo Benedito Locther; 1º secretário, Márcio José da Rosa; 2º secretário, Luiz Antonio Vieira de Camargo; 1º suplente, Francisco; 2º suplente, José Fioli; 3º suplente, Edson Huada; 4º suplente, Luiz Bazzo.

A ACIP foi criada para defender e orientar a classe comercial e industrial de Piedade. Começou com cerca de 40 associados e atualmente conta com mais de 400. De acordo com o Livro Ata de nº 1, a entidade estava localizada na Rua Araújo Leite.

Em setembro de 2008, a ACIP comemorou a inauguração de sua sede atual, na Rua Fernando Cróccia, 126. A estrutura, que leva o nome do fundador Sr. Walter Gomes, permite o melhor atendimento aos associados, além da implantação de novos setores e serviços.

Em outubro de 2012, foi inaugurado o auditório ‘Helmut Kurt Schneider’ e o salão de recepções. A obra foi realizada na antiga sede da ACIP, situada na Rua Cônego José Rodrigues, 63.

O crescimento da Associação Comercial e Industrial de Piedade ao longo dos mais de 40 anos contou com a participação de vários representantes do empresariado local, que de forma voluntária se fizeram presentes em todos os momentos e necessidades da entidade. A Associação criou parcerias com o poder público municipal, iniciativa privada e entidades e sua sede própria é considerada referência na região por oferecer espaço físico e estrutura que possibilitam a realização de grandes eventos, como palestras, cursos, seminários e oficinas.

A ACIP trabalha com empenho e dedicação para representar os assoicados e desenvolve ações que fortaleçem o comércio, a indústria e a agricultura do município. O quadro associativo da entidade reúne empresários representantes de todos os setores da economia, tais como: industriais, comerciantes, agricultores, prestadores de serviços e profissionais liberais, de todos os portes.

A Associação evolui em sua área de atuação, presta serviços com excelência e viabiliza os anseios das categorias associadas, com responsabilidade e participação social.


Sede antiga na Rua Cônego José Rodrigues, 56


Sede própria da ACIP, localizada na Rua
Fernando Cróccia