Presidente da república sanciona lei que inclui consumidores automaticamente no cadastro positivo

 

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, no dia 8 de abril, a lei que determina a inclusão automática de todos os consumidores brasileiros no chamado  Cadastro Positivo , durante solenidade breve no Palácio do Planalto . Hoje, a inserção do nome de "bons pagadores" no catálogo de dados só acontece depois de autorização expressa e assinada do cadastrado. O projeto foi aprovado pelo Senado no dia 13 do mês passado, quando seguiu para sanção de Bolsonaro.

O secretário especial de produtividade, emprego e competitividade do ministério, Carlos da Costa, fez um pronunciamento durante o evento. Segundo ele, a lei vai facilitar o acesso a crédito para os brasileiros. Atualmente, mais de 60 milhões de pessoas estão inadimplentes.  A lei tem potencial para melhorar a vida de muita gente, que quer comprar um fogão novo, uma geladeira - comentou Costa, apontando que "brasileiros comuns" serão beneficiados.

Criado por lei de 2011, o cadastro positivo existe desde 2013. Ele reúne informações sobre o histórico de crédito dos consumidores. Há uma pontuação que valoriza consumidores que mantêm as contas em dia. Na prática, a ideia é que quem tem uma boa nota no cadastro consiga melhores condições para fazer compras e empréstimos, já que, em tese, há menor risco de inadimplência.