Com queda na venda de carros novos, cresce a procura por serviços automotivos

 

 

A diminuição na comercialização de veículos novos, devido à falta de componentes utilizados pela indústria automobilística e muitos outros fatores econômicos, fizeram aquecer o setor de serviços de manutenção nas oficinas mecânicas.

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a venda de carros de passeio novos teve queda de 18% em 2022. Por outro lado, oficinas perceberam maior movimento e aumento na demanda de serviços.

A auto elétrica Kobaiassi de propriedade de Helio Natal Kobaiassi, observa que grande parte dos clientes de veiculos mais antigos, preferiram consertalos visto que ficou mais difícil adquirir um novo, declara Fernando Hikaru Kobaiassi, eletricista de autos da mesma oficina. Outro comportamento observado por ele é que os donos de veículos estão fazendo apenas o que é essencial para o funcionamento dos autos.

"Percebemos que a parte de acessórios deu uma diminuída na procura, o pessoal faz mais o necessário, o que é básico mesmo", comenta Fernando.

Como observa Marcio Seiji Muramatsu, proprietário da Pontal Auto Center, a falta de carro novo e com os aumentos de preços, o cliente acaba preferindo efetuar as manutenções. "O pós pandemia vem sendo muito produtivo, pois os clientes retomaram as suas atividades e consequentemente as manutenções acontecem com um bom volume de serviços", menciona Marcio. Ainda, segundo ele, a Pontal deve fechar 2022 com um aumento de 30% no faturamento.

Olinda Nishimuta Kobayashi, gerente administrativa da Eletrocar, notou um aumento de 40% no faturamento do último ano, com os serviços de manutenção em mecânica e elétrica em geral realizados na oficina.