Cogumelo shiitake produzido em Piedade é distribuído em todo o Brasil

 

Produto pouco explorado no país, o cogumelo shiitake é uma das variedades cultivadas em Piedade. Em tempos de instabilidade econômica, esse tipo de cogumelo tem se popularizado e se tornado uma opção rentável de cultivo. Prova disso é o trabalho de Marcio Ishihara, realizado no Bairro da Liberdade. Ishihara é produtor de shiitake há quatro anos e distribui o produto para diversas capitais do país. “O shiitake cultivado aqui segue principalmente para a grande São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Brasília, dentre outras capitais e regiões metropolitanas”, afirma o agricultor. São 700 quilos do cogumelo colhidos por semana.

O shiitake de Ishihara se desenvolve em substratos dentro de câmaras frias. Ele explica que o cogumelo deve ser mantido em salas controladas que proporcionem oscilação de temperatura. “É na oscilação térmica que ele cresce. Por isso a produção é realizada dentro de ambientes controlados. Outros fatores que influenciam no desenvolvimento do shiitake é a luz e umidade do local”, salienta.

Não há utilização de recurso químico para desenvolver o fungo. “Totalmente orgânico”, destaca Ishihara, que aprendeu a cultivar cogumelos por meio de livros trazidos do Japão. “Essas técnicas são pouco conhecidas aqui no Brasil. Já recebemos por aqui diversos pesquisadores de universidades que vieram buscar aprendizado”, complementa.

As propriedades deste alimento são muitas. É altamente energético, pois contém Niacina e vitamina B3. Rico em selênio responsável pela saúde dos vasos sanguíneos e controle do funcionamento dos hormônios da tireóide. Possui ainda alta concentração de zinco, manganês e cálcio. “Pode ser usado como aperitivo, em saladas e até na pizza. Tem crescido muito, pois começou a fazer parte da mesa do brasileiro. Não sentimos a crise por causa disso”, finaliza o produtor.