Apicultura e meliponicultura são destaques na economia do Município

A apicultura (criação de abelhas com ferrão) e a meliponicultura (cultura de abelhas sem ferrão) tem papel fundamental na economia do município de Piedade. A função das abelhas, além da produção de mel, é a polinização das plantas, essencial para o bom desenvolvimento da agricultura.

 

Produção

A produção de mel na cidade está estimada em 25 toneladas por ano. “Hoje agregamos mais de 25 produtores em Piedade, que também fazem parte da agricultura familiar. A maior porcentagem da produção é comercializada aqui mesmo”, conta América Mota, Presidente da Associação dos Apicultores de Piedade Ibiúna e Região (AAPIR).

 

Economia

A importância da criação de abelhas não é apenas a fabricação de mel. “Não existe alimento sem polinização e quem faz esse processo são os insetos, mas cerca de 80% dela é realizada pelas abelhas”, afirma América. Isso tem influência direta na base da economia piedadense, a agricultura. “As abelhas contribuem na qualidade de produtos, principalmente na fruticultura.

Tendo em vista que no município temos seis milhões de pés de morango, é fundamental termos a presença de abelhas para a manutenção desse cultivo”, explica Osmar Borzacchini, Diretor de Agricultura de Piedade.

 

Apoio da Prefeitura

América relata que a Prefeitura apoia a AAPIR com selo de inspeção, stand na Exposição Agrícola de Piedade (EXPAP), além do projeto para a aquisição de um Box no mercado municipal para a associação de produtores.

 

Fazenda Losango

Localizada ao lado do Parque Estadual do Jurupará, a Fazenda Losango é uma das maiores produtoras de mel de Piedade, fabricando cerca de nove toneladas por ano. O diferencial do mel feito pela Fazenda está no isolamento do local, que garante um produto puro, sem nenhum contato com a poluição das cidades ou com os venenos e pesticidas utilizados na agricultura extensiva. Segundo América, que também é responsável pela Fazenda, as abelhas são criadas em um ambiente favorável, reproduzindo fielmente as condições naturais.

 

Papel na natureza

“As abelhas são as principais transportadoras de pólen para as plantas. Seu papel é fundamental para a existência da vida na terra, pois sem ela a vida acabaria em menos de um ano”, afirma Persiana Leoni, especialista em biologia.

 

Benefícios do mel e seus derivados

Segundo América, o mel é um alimento funcional com propriedades terapêuticas como antiinflamatório, antibiótico, antioxidante através da própolis, além de ser um energético natural.