Conheça o produtor que agrega valor ao seu trabalho com o cultivo orgânico

 

Enio participa semanalmente da Feira Noturna dos Produtores de Piedade

 

Enio Pereira, 45 anos, faz parte da primeira Organização de Controle Social (OCS) de Piedade, denominada 'Viver a Terra Saudável'. Nascido na roça, o cultivo da terra sempre esteve presente na vida do produtor rural. Foi em 2002, por meio de um curso oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na escolinha dos Correas, que o homem do campo se interessou pelo cultivo seguindo as normas e princípios da agroecologia.

Até então, Enio era empregado em outras propriedades rurais, mas em 2004 decidiu trabalhar por conta própria. Ele conta que ainda não era um cultivo totalmente orgânico, mas já naquele tempo não fazia uso de defensivos agrícolas, apenas de adubo químico.

Em 2016, o produtor conheceu a agrônoma Luzia Natalina Pereira Godinho, membro da Cooperativa de Trabalho de Assessoria Técnica e Extensão Rural (Coater). Responsável pelas orientações técnicas aos agricultores que fazem a transição agroecológica, ela uniu um pequeno grupo de piedadenses interessados no mesmo propósito e os auxiliou a obter a declaração de produtores orgânicos.

De lá para cá, Enio agrega valor ao seu trabalho e produz alface, brócolis, couve, banana, limão e outras variedades, totalmente naturais, sem nenhum uso de produtos químicos. Os cuidados se baseiam em irrigação, adubação orgânica e mão de obra para limpar e carpir. A utilização de Trichoderma ou qualquer outro agente de biocontrole de doenças, de acordo com Enio, é muito raro em sua plantação.

"A vantagem do cultivo orgânico é que a gente não usa veneno e não tem perigo de se intoxicar. E com o orgânico, tenho a certeza que estou levando um produto saudável para o consumidor", diz o produtor.

Segundo ele, o consumo de alimentos orgânicos cresceu significativamente, assim como também, o número de produtores. Ainda de acordo com o produtor, a compra de orgânicos no município, traz clientes fiéis para a sua barraca, toda sexta-feira, na Feira Noturna dos Produtores de Piedade. Compareça à feira e conheça de perto o trabalho de Enio Pereira. Telefone para contato: (15) 99698-7045.

 

Texto/Colaboração: Aline Nunes