Produção de morango deve alcançar 3 mil toneladas em 2020

 

Piedade é considerada uma das maiores produtoras de morango do Estado de São Paulo. O município possui cerca de 330 propriedades rurais que cultivam a fruta. Em 2019, a produção em solo piedadense foi de pouco mais de 2 mil toneladas. Para a safra deste ano, a previsão é de que a colheita possa chegar a 3 mil toneladas, de acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

Na propriedade de Giliard Dias Tenório, o plantio do morango é realizado desde 1993. São 4,6 hectares destinados a 270 mil pés de cinco variedades: camino nacional, espanhol, chileno, fronteras e sabrina. Dorico José da Silva, encarregado geral, diz que a safra de 2020 está sendo satisfatória, com uma boa produção e comercialização. O alimento é vendido em Goiás, Curitiba, São Paulo, Ibiúna e região. A produtividade esperada é de que a cultura resulte em uma caixa por planta, gerando 270 mil caixas ao final da colheita.

Ao todo, 25 funcionários trabalham apenas na colheita e manuseio do alimento que é apanhado todos os dias. O empresário pretende aumentar entre 50% e 85% a produção de morango a partir do próximo ano.

Também são cultivados cenoura, cebola, brócolis, alface e outros, além da venda de embalagens para morango.

Outras informações podem ser obtidas pelo número de telefone que segue: (15) 98119-3946.

 

Texto/Colaboração: Aline Nunes.