Vimax investe na capacitação da mão de obra e visa crescimento do setor industrial

 

 

Líder na fabricação de telas de aço do país, a Vimax está em atividade no município de Piedade desde 1994, com a montagem de máquinas antigas, com apenas quatro funcionários vindos de São Paulo.  Hoje, a empresa trabalha com a fabricação de telas de aço, poliuretano e borracha para sistemas de classificação de minérios e agregados.

 

Crescimento da Vimax

Até 2004, a indústria contava com apenas uma unidade em Piedade, localizada na R. José Batista, 580 - Vila Gracio. A empresa foi crescendo e houve a necessidade de amplição, com a compra do terreno na Rua Celia Lopes Godinho, 100 - Moreiras, onde atua a VTL, especializada em telas de aço.

Em 2015, começaram a produzir matéria prima de borracha para fornecer à primeira unidade.

 

Mão de obra piedadense

A Vimax possui 180 funcionários e 100% são de Piedade. Celso Matsuo, Gerente de Desenvolvimento e Assistência Técnica, pontua que os operários possuem extrema aptidão para o trabalho na empresa. Segundo ele, grande parte começa como jovem aprendiz e se desenvolve chegando a ocupar outros cargos de laboratório, por exemplo.

"É uma mão de obra muito boa. Nós investimos na qualificação dos próprios funcionários", salienta

 

Pandemia: época de consolidar base da empresa

A Vimax teve impactos moderados comparado a outros setores. Para Matsuo, o segmento teve retraída mas continuou com certa demanda. A dificuldade esteve no fornecimento de matéria prima.

A pandemia foi um momento de consolidar a base da empresa, com foco em qualificação da mão de obra interna. Houve seletiva para nova função técnica e os selecionados estão sendo treinados no auditório da Associação Comercial e Industrial de Piedade (ACIP), que possui amplo espaço e permite o distanciamento social e protocolos sanitários prezados pela empresa.

 

Retomada da economia

Vimax está retomando o crescimento com uma melhoria notória. Estão fazendo investimentos e tendo participação mais efetiva no mercado. Além disso, miram no futuro e no crescimento do setor industrial.

"A expectativa é que quando passar a pandemia, vamos estar preparados para encarar o mercado. A Vimax está estruturada para uma nova etapa da economia, contratamos dez funcionários e estamos em treinamento interno. O momento foi crítico mas agora já estamos vivendo algo mais estável e promissor", finaliza.