Ainda como candidato, Geraldinho é convidado pela ACIP a participar de ‘sabatina’

 

A Associação Comercial e Industrial de Piedade – ACIP convidou os candidatos a prefeito de Piedade para uma ‘sabatina’. Os postulantes ao cargo executivo tiveram a chance de expor suas propostas e responder questões relacionadas ao comércio, indústria, agricultura, saúde, turismo, entre outros assuntos ligados ao desenvolvimento do município. A sabatina foi mediada pelo presidente da associação, Sérgio Luiz Moreira e teve a participação dos diretores da instituição e de representantes da Associação dos Engenheiros e Agrônomos de Piedade e Tapiraí – ASSEPT. Conforme acordo com os candidatos, a ACIP divulgaria a entrevista do candidato eleito no dia 15 de novembro. Desta forma, está sendo divulgado nesta edição depoimento com base nas perguntas direcionadas ao prefeito eleito com 14.736 votos, Geraldinho (MDB) e ao vice Renaldo Correa (DEM).

 

ACIP: O senhor se considera preparado para assumir o cargo de Prefeito de Piedade? Justifique.

Geraldinho: Eu me sinto muito bem preparado. Fui vereador duas vezes, com dois mandatos bem votados. E eu não estou falando preparado no sentido de querer engrandecer, de forma alguma. É porque a cidade precisa de pessoas preparadas para governá-la. Eu jamais tomaria essa decisão de sair candidato se não estivesse preparado, porque eu amo minha cidade e quero que as pessoas que vão gerir esta cidade tenham essa preparação. Ao longo desses últimos anos eu me preparei não só a nível de conhecimento de legislação quanto de formação acadêmica e questões da cidade em si.  Me sinto muito bem preparado para tocar este município da melhor forma possível.

 

ACIP: Na sua opinião quais os atributos que um bom Prefeito deve ter?

Geraldinho: Primeiro, determinação e gestão, porque honestidade é obrigação dele. Aí os atributos, tem que ter conhecimento da cidade, da administração pública, conhecimento da realidade do povo e ter empatia. Fazer gestão para as pessoas. E entender que seja ele prefeito ou vereador, é um servidor público. Desde a época que fui vereador, tenho visto as pessoas assumirem cargos públicos e acharem que são diferentes dos outros. Ele é tão importante quanto servidor público comum, não existe um maior ou menor, cada um na sua responsabilidade.

 

ACIP: Em seu ponto de vista, o que precisa melhorar emergencialmente em Piedade?

Geraldinho: Embora saibamos que precisamos de muitas coisas, emergencialmente eu não vejo outra alternativa a não ser nós destravarmos a cidade. E para isso, nós temos que ter rodovia. E a gente vê que é muita promessa e muita falta de força política. Não vou dizer que nós vamos chegar fazendo, não. Mas tem que chegar brigando para que isso aconteça. Sabemos que já tem condições aí de sair a Bunjiro Nakao, mas a SP-79 está muito crua ainda. A nossa agricultura depende da Bunjiro Nakao. A parte de comércio, logística e indústria, nós dependemos da SP-79. Nós temos que resolver as duas. Nós gestores, ACIP, empresários, vamos montar uma força tarefa, vamos criar um corpo forte pra ir buscar junto ao governador do estado que isso aconteça. Só tem um jeito, é bater na porta e pedir.

 

ACIP: Considerando que o Vice-prefeito é o braço direito do Prefeito, e que seu papel é somar esforços, o que o credencia a ocupar esse cargo na próxima administração caso seja eleito?

Renaldo: O que me credencia também a estar participando desse pleito, é a experiência que já adquiri no poder público. Pude administrar durante dois mandatos a Câmara Municipal, que é um orçamento separado e menor, mas com as mesmas responsabilidades como prefeito. Eu já tive a oportunidade de ter esses quatro mandatos de vereador e acredito que isso vem a me credenciar para que eu possa estar junto do prefeito, ajudando ele na administração. E como já fui vice-prefeito também, uma vez. Ocupando esse cargo, eu cheguei a assumir a prefeitura por um curto período e com isso, eu ganhei muita experiência e conhecimento na gestão pública, na administração e isso eu acho que vem a me credenciar para que eu possa estar sempre somando junto com o prefeito. Estou credenciado para assumir e ajudar o meu colega em uma boa administração voltada não só para um grupo de pessoas, mas para todo o município, principalmente aqueles que mais precisam, esse é o nosso objetivo.

ACIP: Caso seja eleito, como será sua participação neste Governo? Buscaria assumir algum órgão ou secretaria?

Renaldo: Quando eu fui vice-prefeito, a Vicentina já me propôs se eu gostaria de assumir uma secretaria ou algum órgão da prefeitura. E na época eu preferi ficar ajudando ela nos bastidores, procurando ver onde estava errando, onde estava acertando, participando da administração. Mas não descarto aqui a possibilidade, se for preciso, para ajudar na administração. Eu me considero preparado a assumir algum órgão ou que seja determinado, porque eu entrei nessa para somar e para sempre estar junto. Então eu me sinto preparado, se precisar assumir uma secretaria ou um órgão qualquer que seja. E não vou deixar na mão, pode ter certeza.

 

ACIP: Como será o processo de escolha para quem vai integrar seu gabinete, secretários? Já tem nomes? Quais?

Geraldinho: Nós não temos absolutamente nenhum nome, até eu prefiro que seja assim. Nós teremos pessoas técnicas, essa é a grande sacada. Eu acho que o melhor caminho é esse. Nós temos uma limitação para o orçamento de 2021, o qual foi assinado inclusive pelo atual prefeito, que não podemos criar mais cargos. Nós estamos no limite de contratação. Particularmente, eu vejo que o próprio quadro do funcionalismo público tem muita gente boa. Eu fiz alguns levantamentos, inclusive de pessoas do quadro da nossa administração e temos pessoas muito qualificadas. Nós temos doutores que muitas vezes nunca foram motivados através de um cargo um pouco mais elevado de coordenação, diretoria ou secretaria. Dentro desse levantamento, isso me chamou a atenção e eu pensei, a partir de agora vou olhar com mais carinho pra esse grupo que está dentro do que o grupo que está fora. Nossa campanha é simples para que o compromisso seja com uma boa gestão. Ter autonomia para escolher bons técnicos, usar pessoas que já estão no quadro. O que não quer dizer que nós não faremos novas escolhas. Nós precisamos disso, mas vai ser priorizado pessoas do quadro. Então eu tenho perfil das pessoas, não tenho nomes ainda.

 

ACIP:  Incluirá ou excluirá secretarias?

Geraldinho: Eu tenho feito alguns estudos também nesse ponto e eu não posso lhe afirmar com clareza, porque nós estamos em um processo de estudo. Criação, jamais. Pode ser que seja unificado alguns, porque teremos um orçamento 2021 bastante dificultoso. Então tem que ter muito cuidado, principalmente com a folha (de pagamento). E a partir do momento que são usadas pessoas do quadro, você faz economia. Nós teremos que ter habilidade, criatividade e um olhar muito, mas muito de gestor mesmo.

 

ACIP: Atualmente ouvimos muito em relação a crise política. A corrupção é tema frequente na mídia envolvendo empresários e políticos.... Quais medidas pensa para evitar que eventuais ocorrências possam atingir nosso município?

Geraldinho: Em primeiro momento nós vamos colocar em prática a ouvidoria. Tomar muito cuidado, principalmente com contratos. Eu devo criar um sistema de gestão de contratos – é uma prática muito usada em prefeituras que já estão na era tecnológica. Devo criar os gestores de contrato, que são pessoas da nossa confiança que acompanharão esse processo para que não haja, de forma alguma, qualquer lesão aos cofres públicos. A informatização é primordial para que você acompanhe inclusive se há desvio ou não. Hoje, muitos setores na prefeitura não são informatizados. Alguns acertos a serem feitos pra que a gente possa acompanhar de perto essas problemáticas.

 

Acip: Caso seja eleito, estará assumindo a Prefeitura (município) em um momento de crise, empresas e famílias com serias dificuldades financeiras, consequentemente interfere na arrecadação municipal, pois, as pessoas e empresas compram e consomem menos com isso reduzindo a arrecadação de impostos. Como pretende compor as contas para cobrir os gastos e obrigações da Prefeitura e ainda fazer novos investimentos?

Geraldinho: Eu tenho que dar uma revisada geral, principalmente nos impostos que tem muita coisa atrasada, dar condição para o pessoal pagar. Acho que nós vamos criar logo no primeiro momento as condições para o pessoal pagar através de projetos ou programas de regularização de débitos, pra tentar melhorar um pouco a arrecadação no começo. Não existe nenhuma possibilidade de criação de imposto, pelo contrário, aí depois tem algumas logísticas que eu quero tratar a questão da taxa do lixo futuramente com um pouco mais de carinho. Avançaremos no sentido de levar a informação para as pessoas de que é importante que a gente pague esses impostos que estão atrasados. E aí não tem outra coisa a não ser cortar os gastos. Começar reduzir aqui e ali para que possamos melhorar o caixa com previsão de que as coisas melhorem. A gente tem informação de que o governo federal não vai deixar na mão e também cobrar os nossos deputados – quando vem emenda parlamentar, você deixa de gastar dos caixas da prefeitura e faz o investimento.

 

ACIP: Caso seja eleito, como pretende incrementar e alavancar o setor do Comércio, indústria, serviços, turismo e a agricultura para maior desenvolvimento do município?

Geraldinho: A cada dia que passa – e essa pandemia trouxe uma maior clareza de que nossa cidade depende exclusivamente da agricultura. Chamo atenção para dois aspectos, a necessidade de políticas públicas focadas na questão da água e o outro é a reestruturação da casa da agricultura. Eu preciso de gente qualificada para levar para o setor e transformar de fato aquilo na secretaria de agricultura. No turismo, nossa cidade já pode receber algumas coisas porque nós somos MIT, não somos estância, mas já avançamos um passo. No entanto, a nossa administração está alguns anos para trás, a nível de comunicação, de sistematização e avanço tecnológico. Se você não tiver projetos e não tiver pessoas que conheçam o sistema do governo federal, principalmente do Ministério do Turismo, não avança. O comércio depende hoje de boa parte da agricultura, posso estar enganado, mas depende da agricultura. Se a agricultura avança, o comércio tende a avançar. Nosso comércio é diversificado, é um comércio que avança. Nós temos aí previsto, inclusive, através do MIT a reestruturação do calçadão. É uma coisa integrada a outra. Se conseguirmos melhorar o aspecto da cidade, a gente melhora o turismo. Na indústria, há possibilidade de fazer parceria público-privado para que a gente traga um distrito industrial. Eu não estou falando de prefeitura, eu estou falando de possibilidades de parceria com empresários inclusive da nossa cidade, pessoas que querem investir aqui, com mão de obra nossa. Então assim, tem algumas coisas que nós vamos ter que ajustar, num primeiro momento com o pé no chão, chegar e organizar. Temos como avançar no comércio, turismo, indústria, em todos os setores. Precisamos modernizar a nossa máquina pública, isso é fundamental.

 

ACIP: Qual a sua proposta para melhorar o atendimento na rede municipal de saúde, evitando a superlotação, o mal atendimento, a falta de estrutura no posto de saúde e hospital?

Geraldinho: O ambulatório lá embaixo tem a central de vagas que eu vou tirar de lá e levar para um lugar diferente. O gestor público tem que olhar a parte administrativa, mas também olhar as pessoas. Quando você chega naquele departamento, observa-se que as pessoas ficam do lado de fora e a sala é minúscula e é ruim inclusive para os funcionários atenderem. Devo tirar ela de imediato e depois nós teremos um lugar mais confortável pra atender, mas de imediato eu devo tirar de lá, melhorar o atendimento e melhorar o acolhimento. Devo tirar também a pediatria e o atendimento da saúde da mulher e da criança. Então eu vou tirar esses três, nós temos inclusive espaços pra isso.  É gestão, eu não estou gastando nada, só estou tirando. E com isso, já vai diminuindo a quantidade de pessoas em único espaço. Precisamos melhorar e avançar muito no atendimento da mulher na questão da mamografia. Não temos um mamógrafo em Piedade, precisamos avançar nisso e que a gente tenha esse atendimento. Então a partir daí, já melhorou as filas, vamos dizer assim. Na Santa Casa, lá também as vezes dá uma aglomerada. Já escutei da boca de vários que passaram por ali que nós temos que ampliar a unidade. Mas aí parte da parceria com a Santa Casa, do qual tenho um bom relacionamento lá e a gente vai conversar muito para dar uma ampliada no local, por conta disso.

 

ACIP: Todos temem uma segunda onda da pandemia Covid 19, como acontece recentemente em países da Europa, diante disso, quais medidas serão tomadas pelo candidato no combate à pandemia, uma vez que as ações não afetem de forma rígida os setores comerciais, industriais e serviços do município?

Geraldinho: A experiência desse período nos leva a entender que não adianta fechar tudo. Não é colocando tubo na rua que você vai resolver a situação. Eu particularmente faria um investimento forte em teste, eu faria, se as condições permitirem, um investimento forte em testagem. Porque eu creio que boa parte da cidade já está imune. A tendência e a minha ideia é fazer o máximo de teste que puder, principalmente em bairros maiores e ver como estão as condições da cidade hoje. Não temos esse diagnóstico ainda.

 

ACIP: Se eleito, a ACIP contará com o apoio da Prefeitura para desenvolver Piedade economicamente e comercialmente, apoio à Feira Noturna dos Produtores de Piedade, levando em consideração que a feira presta apoio ao produtor rural, além de contribuir com ações sociais e culturais. Pretende investir na Feira Noturna dos Produtores Rurais e no recinto de eventos da rodoviária? visto que, em dias frios e chuvosos, percebemos a falta de uma cobertura local! Poderia investir verbas do turismo para este tema?

Geraldinho: A parceria deve não só continuar, mas pode ser melhorada ainda mais. Em relação a cobertura, eu acho que ela já deveria ter acontecido. Ao invés de terem feito aqueles quiosques, eu acho que já deveria ter pensado na cobertura. Mesmo que fosse com estrutura de aço e cobertura de lona, ao longo do tempo você vai trocar mas é mais em conta. De repente poderia ter usado na cobertura o investimento de quase 400 mil reais que foi utilizado. É dinheiro pra caramba e inclusive de emenda parlamentar. A gente tem que trabalhar no sentido de fazer a cobertura lá pra acolher não só a feira como as festas.

 

ACIP: O Mercado Municipal é um patrimônio de Piedade e tem grande potencial turístico, entretanto, sua infraestrutura necessita de maior cuidado por parte do poder municipal. Observa-se a necessidade de manutenções prediais, falta de bebedouros e maior cuidado com estruturas que possam trazer melhor conforto para os visitantes, tais como bancos e banheiros. Quais seriam os planos do candidato com esse importante e estratégico ponto de interesse da nossa cidade?

Geraldinho: A reforma foi importante, mas parou por ali. Na parte de trás, onde tem estacionamento, eu acho que tem potencial para fazer algumas coisas. É um prédio histórico, nós temos ali pessoas que estão há muitos anos, tem um movimento muito grande. Nós temos que manter um padrão de limpeza diferenciado no local. Eu preciso dizer para minha cidade que aquele ponto ali foi fundado há mais de 60 anos. A pessoa que ajudou a fundar aquilo ali faleceu a pouco tempo atrás que é o seu Manoel. Tem que ter um ponto onde você traga o turista ali pra comprar o queijinho do seu Manoel ou pra comprar muidinho de porco – é o único lugar que vende miudinho de porco e chouriço. Eu devo mexer ali na frente para melhorar a logística do ônibus. Não sei se vocês perceberam, quando o ônibus para, a rua também para.

 

ACIP: O candidato tem proposta para fomentar o comércio em geral no período natalino?

Geraldinho: Retomar algumas coisas e avançar, a cidade precisa ficar bonita. Penso que nós temos como fazer uma boa parceria com a igreja matriz para deixar mais bonita do que ela já é; quero também retomar o concerto de natal. Eu acho que um prédio que a gente precisa olhar com muito carinho é a casa da cultura, um prédio bonito, estratégico. Acredito que nós temos muita coisa para fazer juntos e acho que dá pra fazer sim com parceria, as vezes você nem tem muito investimento aí. Continuar o que tem e avançar, temos todas as condições.

 

 ACIP: A questão do trânsito em nossa cidade está caótica, alto volume de veículos, motoristas e motoqueiros imprudentes, veículos e motos com barulhos excessivos, grande desrespeito às Leis e código de trânsito, falta de vagas para estacionar. Para você, quais as questões a serem resolvidas nesta área?

Geraldinho: Primeiro, fiscalização, monitoramento. A partir do momento que a gente retomar esse monitoramento, começando do centro da cidade, porque nós não vamos ter como fazer tudo de uma vez. Não adianta, nós estamos falando de orçamento aí que é enxuto. Fez aqui no centro, você começa a pegar esses detalhes aí. Nós temos que retomar os trabalhos da guarda municipal. A partir do momento que a gente monitorar o centro, a gente libera esses guardas para fazerem ronda em outros áreas. Foram gastos em torno de meio milhão pra fazer todo esse trabalho que foi feito e depois desfeito. Não adianta, projeto que você começou a desenvolver e está indo bem, continua. Para com essa coisa de política, só a política partidária, continua.

 

ACIP: Na saída para Sorocaba contamos com um novo portal, próximo ao trevo da Usina, esse local vem se tornando palco de muitos acidentes com caminhoneiros, para evitar esses acidentes, em respeito à vida, o que o Sr. Enxerga como solução para aquele trecho? Algo que esteja dentro das possibilidades financeiras e que a atitude seja tomada rapidamente?

Geraldinho: O portal ali, até um trecho é municipal, depois começa a rodovia estadual que é onde acontece de fato os acidentes. Quando nós falamos de verba, e a gente depende de fato do governo estadual, ali nós precisamos e volto em tudo aquilo que nós conversamos da rodovia, temos que reforçar a cobrança pra que a gente possa resolver a situação no Trevo da Usininha. Quando eu estava no mandato de vereador eu briguei muito por aquele trecho. Infelizmente vereador é limitado, algumas coisas você consegue no grito. Eu briguei muito e aí saiu o radar. Nós chegamos até a cobrar viaduto, que é muito caro, mas a gente tem que pensar grande. E há algumas possibilidades de você fazer ali sem precisar do viaduto.

 

ACIP: Sabemos que, recentemente, foi renovado o contrato com a Sabesp para a continuidade dos serviços básicos de fornecimento de água e tratamento de esgotos a população, e novamente estamos passando por crise de abastecimento de água em Piedade, o que o Sr. Acha que essa empresa tem que fazer para solucionar esse problema?

Geraldinho: Por eu ter tido a experiência da vereança, eu acompanhei bem a situação da renovação, acompanhei bem as obras que foram feitas, estive conversando muito com a regional da Sabesp em Botucatu, estive em Tatuí também, fui conhecer alguns lugares onde a Sabesp tem contrato. Eu tenho que ser muito sincero, eu acho que falta é cobrança, principalmente na questão do reservatório e a questão do esgoto também. Não dá pra ficar na situação que está. Então o que que acontece, solicita água, eles mandam água, mas eles não estão fazendo a infraestrutura para a cidade avançar, para a cidade crescer. Hoje, a questão do esgoto ao longo de um tempo aí nós vamos ver o resultado disso, está cada vez se agravando mais. Mas aí você vai falar, mas o que você vai fazer? Cobrar da Sabesp, é obrigação da Sabesp, ela ganha pra fazer o esgoto inclusive na área rural. Vemos a quantidade de loteamento, o tanto que tem de casa, de gente, e esgoto tudo no rio. Você vai resolver, Geraldinho? Não, mas nós precisamos plantar semente, precisamos chegar nesses lugares, orientar, dizer para as pessoas ‘sabe aquela crise hídrica que começou em 2015, está faltando água aí na sua casa, não está cidadão? Pois bem, eu preciso que você me ajude, que você ajude o município para que a gente tenha água. Para isso eu preciso que você cuide do seu esgoto’.

 

ACIP: Caso seja eleito, com relação a questão da ocupação fixa (de ambulantes) de barracas, de veículos de lanches, verduras, doces, frutas e afins em locais de vias públicas, como ruas, beira de rodovias e no portal de entrada da cidade? Como vê a situação? Tem projeto para tratar o problema? Visto que, o empresário constituído legalmente, suportando alto ônus para manter sua atividade (aluguel, funcionários, contas fixas, burocracias e pagando impostos) são o mais afetados por essa concorrência desleal, pois estes, não pagam impostos, aluguel, contas fixas e impostos!

Geraldinho: Tem a questão dos tradicionais carrinhos de lanche, os que trabalharam dentro das formas legais e tem os que não, esses, não tem outra alternativa. Vai ter o portal novo e vão encher de barraquinha lá também. O da rodovia SP-79 é complicado porque é uma situação do DER, tem coisa que está ali há 50 anos e eles permitem. Quando fazem quiosque lá onde não precisava, de repente dava pra ter pensado em uma logística e feito um negócio bonito, bem acabado, com aquele portal das águas funcionando. Aqueles 400 mil que foram gastos lá em baixo, de repente, se bem planejado, conversado com a ACIP, com o Conselho de Turismo, conversado com as pessoas que são do campo, ter usado aquele recurso para fazer as coisas bem feitinhas.