Tecnologia e o “Novo Normal”

 

Já há algum tempo todos os segmentos de mercado estão investindo cada vez mais em tecnologia e em automatização dos trabalhos. Sistemas de autoatendimento, disponibilidade de serviços 24 horas e agilidade na gestão e visualização de resultados são fatores que atraem o interesse para a informatização dos negócios.

A pandemia do Covid-19 impulsionou tecnologias e provocou o adiantamento da implantação de projetos informáticos nas atividades econômicas. No comércio, o Delivery teve um aumento gigantesco em comparação ao período que antecedeu o vírus, sendo que a necessidade de distanciamento social e contato direto com pessoas fez com que sistemas realizassem o trabalho que não poderia ser realizado pelas pessoas.

Muitas pessoas com hábitos tradicionais acabaram experimentando durante a pandemia serviços online, pessoas essas que em período pós-pandemia dificilmente abandonarão o novo costume.

 

E meu emprego, como fica?

O crescimento do uso de tecnologias não implica necessariamente na queda de postos de trabalho no mercado, porém é fato que as pessoas com habilidade para manuseio de sistemas terão uma certa vantagem para colocação. Veja, não estamos falando que todos devem ser especialistas em informática, mas conhecimento em operação de sistemas, manuseio de máquinas e equipamentos e habilidades no uso para fins profissionais de tecnologias serão cada vez mais procurados pelas empresas.

Qualificação é necessária! Não se limite ao uso da tecnologia apenas para fins pessoais. As use também ao seu favor no âmbito profissional.

 

Não sou da geração da tecnologia e minha empresa é puramente tradicional, e agora?

É fato que as empresas terão que se reinventar e não poderão simplesmente ignorar a tecnologia. Grandes e pequenos negócios estão investindo fortemente na agilidade da entrega de produtos e na qualidade do atendimento ao cliente.

Conheça seu cliente e se mantenha atualizado sobre seus hábitos e adapte-se!

Use de ferramentas de comunicação e exponha seus produtos e serviços na grande e rápida vitrine virtual.

Se qualifique também. Piedade possui cursos específicos voltados para determinadas faixas etárias e segmentos.

 

Será que meu segmento será afetado?

De alguma forma, certamente será! Hoje temos até alguns serviços da área da saúde sendo realizados a distância. Serviços bancários, nem se fale. A tendência é cada vez menos frequentarmos agências bancárias. O dinheiro é cada vez mais “virtual”.

 

Texto/Colaboração: Felipe Venturelli