Piedade é relevante na produção da segunda hortaliça mais cultivada no mundo

 

 Em 2020, o município enviou 124,45 toneladas para a maior praça na comercialização de tomates no Brasil

 

Atualmente o tomate é uma das hortaliças mais cultivadas no mundo e a que apresenta maior valor comercial. Na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), em 2020, foram comercializadas 246 mil toneladas de tomate, vendidas por 685 milhões de reais. O produto é o segundo alimento mais comercializado e o primeiro em valor de comercialização, de acordo com dados da Seção de Economia e Desenvolvimento da Ceagesp.

Entre as oito variedades mais comuns do tomate, Piedade ocupa a lista dos top 20 em fornecimento em cinco tipos: 9° holandês, 10° cereja, 16° sweet grape, 17° rasteiro e 18° caqui. No ano passado, foram entregues 124,45 toneladas do fruto. No outono, inverno e começo do verão a maior parte do abastecimento de São Paulo sai das microrregiões de Piedade e demais cidades do Sudoeste Paulista.

 

Tomate uva

O tomate sweet grape ou tomate-uva é uma variedade relativamente nova, comparada às outras. Pequena e alongada, possui teor de açúcar elevado e é indicado para consumo in natura ou em saladas. O sweet grape foi criado pela Sakata (empresa japonesa de sementes) no ano 2000 e trazida para o Brasil anos depois e despertou o interesse de muitos agricultores.

Foi o caso de Masato Kano e Yumi Kano, proprietários da Kano Tomates, uma das principais produtoras de sweet grape do país. Há 15 anos eles trabalham com esse tipo de tomate, que foi o que deu início a empresa. Atualmente, produzem também outras variedades de tomate, além de legumes e folhagens 100% orgânicas em uma área de 4,5 hectares.

O cultivo do tomate-uva é feito em estufas protegidas e com modernos sistemas de irrigação que permite o uso consciente de água. Segundo Yumi, o sweet grape possui boa produtividade e resistência. Em geral, essa qualidade chega a produzir até 10 quilos por planta ao ano.

Os principais clientes da Kano Tomate estão na capital e no interior de São Paulo, em Manaus, Brasília, Minas Gerais, Mato Grosso, Santa Catarina, Curitiba e Rio Grande do Sul.

Para Yumi, atualmente o mercado de sweet grape se popularizou bastante, com a presença de vários produtores. "No início era um produto diferenciado, considerado nobre. Ele se popularizou bastante e conseguiu ficar mais acessível a todas as classes. Isso é bom e, hoje ele já é um produto comum como os outros tipos de tomate", considera.

Para saber mais sobre a produção de sweet grape e outros produtos da Kano Tomate, acesse o site www.kano.com.br ou entre em contato: (15) 99709-1417