Piedade tem primeiro agricultor certificado pelo PIMo

 

A Associação Comercial e Industrial de Piedade (ACIP) apoia a Agricultura de Piedade e abre espaço para esta importante informação para o município.

 

O produtor Yoshiteru Sasada, do Bairro dos Pintos, foi o primeiro da região a conseguir a certificação da Produção Integrada de Morango (PIMo) e já pode utilizar o selo nos seus produtos, que agora tem reconhecimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A Prefeitura, por meio da Diretoria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, apoia os agricultores com orientação e assistência técnica e possibilita a certificação. A Diretoria tem como objetivo estimular outros produtores a conseguirem o certificado e encontrar um nicho diferenciado de mercado.

 

O que é o PIMo?

O PIMo oferece alternativas ao sistema convencional de produção com o objetivo principal de racionalizar o uso de agrotóxicos, estimular o equilíbrio do ecossistema e manter a qualidade e a segurança dos produtos. É um programa coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), passível de certificação chancelada pelo INMETRO, e que conta com o apoio de um elevado número de instituições de pesquisa, ensino e extensão para seu fomento, desenvolvimento técnico e formação de multiplicadores envolvidos no processo de conversão do sistema convencional para o sustentável. A Diretoria de Agricultura, em parceria com a Embrapa, trouxe o projeto para Piedade, que antes existia na região de Atibaia e Jarinu.

 

Como funciona?

É feita análise residual, onde é coletada uma amostra da produção do grupo de produtores e é levada ao laboratório para verificar se não há resíduos de agrotóxicos. A amostra escolhida responde por todo o grupo. O responsável técnico interno faz os relatórios mensais que passam por auditoria externa para finalização.

 

Tendência

O PIMo entende a tendência no mercado de optar por produtos mais saudáveis e com controle de uso de agrotóxicos. Embora o agricultor não consiga aumentar o preço final da mercadoria, com o certificado, ele tem uma grande economia nos insumos. Com o  selo, o consumidor tem a garantia de que está adquirindo produtos de alta qualidade que foram cultivados seguindo os devidos padrões de controle. Os produtores que estiverem interessados em participar do PIMo podem se dirigir à Casa da Agricultura, localizada na Avenida Coração de Jesus, 298, Vila Olinda. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações: 3344-2205.