Cultivo de orquídeas ganha força no município em 2016

 

Osmar do Amaral, orquidófilo
Osmar do Amaral, orquidófilo

Piedade é conhecida por sua agricultura fértil. Já foi considerada a capital da cebola e hoje conta com o cultivo de grande variedade de produtos como verduras, legumes, frutas e flores. Dentre esses itens, o plantio de orquídeas tem ganhado força ao longo dos anos, graças a algumas iniciativas que estimulam esse tipo de cultura.

Osmar do Amaral, orquidófilo instalado em Piedade há 21 anos e idealizador do Círculo Piedadense de Orquidófilos (CIPO), conta sobre o início do projeto. “Começamos em 2013 e estivemos em fase de testes durante os anos seguintes, mas em  2016 iremos oficializar juridicamente o CIPO, com objetivo de potencializar o turismo em orquídeas e as vendas do produto em Piedade”, destaca o orquidófilo.

Atualmente o CIPO conta com aproximadamente 100 inscritos e cerca de 40 contribuíntes. Suas reuniões são realizadas mensalmente no Parque Ecológico ‘Collemar de Miranda Botto’, onde está localizada a sede da organização.

Uma das ações para fomentar este tipo de cultivo foram as exposições, organizadas no município com o apoio da Prefeitura. “Temos recebido o respaldo da Diretoria de Agricultura, que nos ajudou na organização de três exposições de orquídeas em Piedade. Também participamos de duas EXPAP, da Festa do Gengibre em Tapiraí e enviamos flores a diversas exposições em São Paulo”, conta Osmar.

Neste ano, o objetivo é fazer uma exposição regional em Piedade. “Vamos trabalhar para produzir um grande evento que vai reunir 12 municípios situados em nossas proximidades”, ressalta Amaral. De acordo com a Prefeitura de Piedade, na primeira exposição municipal, realizada em 2013, cerca de 2 mil pessoas passaram pela Casa da Cultura, local onde ocorreu o evento.

O plantio de orquídeas tem crescido e com esses trabalhos poderá fortalecer ainda mais a agricultura em nosso município. “Aqui temos um clima e ambiente maravilhosos para essas flores. Isso com certeza facilita nosso cultivo”, finaliza Osmar.