Piedade produz batata yacon há mais de vinte anos

 

Área estimada em 15 hectares é destinada para o cultivo da batata yacon, no Bairro Sarapuí dos Godinhos. Donizete Prestes de Oliveira, 40 anos, é pioneiro no plantio do tubérculo, iniciado em 1994, com mudas vindas do Japão. Alimento considerado funcional, o principal atrativo da cultura do yacon é o baixo custo de produção. Em média, 70 produtores rurais produzem a variedade no município. Quase 500 toneladas anuais saem das terras da família para centrais de abastecimento de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.

O cultivo pode durar o ano todo. O plantio é iniciado no mês de abril e após sete meses o alimento está apto para a colheita, que pode ocorrer até no máximo quatorze meses. Após esse período, as plantas secam e formam-se as mudas para a próxima safra.

O preço médio da caixa com 20 kg custa em torno de 25 reais. Em geral, a batata yacon é consumida in natura e saladas. A novidade, segundo Donizete, é que parte da produção está sendo comercializada para a produção de suco, ainda em caráter experimental. 

Além do yacon, cenoura, repolho, abobrinha italiana, jiló e batata doce são produzidas na propriedade.

Outras informações podem ser obtidas pelo número de telefone que segue: 15 99755-6583.

 

Texto/Colaboração: Aline Nunes